Gostar do contato com pessoas, ter uma visão de mundo ampla e conseguir equilibrar interesses diversos para um objetivo em comum são habilidades necessárias ao profissional de Relações Internacionais. Porém você sabe como seguir carreira nessa área? 

Há muitas áreas de atuação para um profissional de Relações Internacionais, como a parte de Comércio Exterior (Importação e Exportação), Marketing Internacional, Internacionalização de Empresas, e a tão sonhada diplomacia. Sabendo disso, o CIERI UNIP resolveu (com ajuda da Catho) listar para você, Internacionalista, as suas principais opções de atuação. Vamos lá?

Áreas de Atuação

1. Diplomata 

Esse é um dos perfis mais conhecidos do internacionalista. Como diplomata você atua representando seu país em outras nações, buscando sempre uma convergência de interesses entre todos os atores. Para trabalhar nesse cargo em específico é preciso fazer concurso público promovido pelo Instituto Rio Branco. 

2. Consultor 

Aqui, como consultor, você trabalha assessorando empresas ou organizações. A ideia é posicioná-las melhor em uma perspectiva internacional e isso é feito levando em conta as relações com o mercado externo, o governo do país e seus pares do setor. 

3. Profissional do Comércio Exterior 

Atua diretamente com a área de comércio, identificando oportunidades de exportações e importação. Nesse caso você vai ficar responsável pelos acordos internacionais. 

4. Profissional de Planejamento Governamental 

Trabalha a nível federal, estadual ou municipal planejando ações para os setores de comércio, economia, cultura, entre outros. 

5. Professor 

O cargo exige pós-graduação, mas você atua dando aulas em faculdades e universidades. 

Dentro do mercado de trabalho 

Cada uma das funções que descrevemos no tópico anterior é desempenhada em locais diferentes. Sendo assim o profissional pode traçar carreiras amplas no mercado de trabalho e buscar emprego em empresas e organizações de quase todas as áreas. 

1. Empresas Privadas 

Multinacionais, instituições financeiras, câmaras de comércio e qualquer outra companhia que tenha interesses internacionais. Nesse caso o internacionalista vai analisar a conjuntura global do mercado, tanto da perspectiva nacional como estrangeira. 

2. Órgãos Públicos 

Aqui o profissional pode atuar em ministérios, agências, autarquias, secretarias, consulados, embaixadas, etc. O objetivo é criar oportunidades de relações, seja com outros níveis do governo interno ou com nações internacionais e, assim, promover a localidade para a qual trabalha, melhorando as exportações e o turismo. 

3. ONGs 

Quando o internacionalista atua em organizações não governamentais ele pode buscar recursos ou trabalhar para melhorar a presença delas em diferentes nações ao redor do mundo. Algumas opções de mercado são Greenpeace, World Wide Fund for Nature e Fundação SOS Mata Atlântica. 

Fonte: Catho