O CIERI entende que a escolha de sua profissão e o curso a seguir é um momento delicado para a vida de todos os jovens-adultos, e por isso nós resolvemos dedicar uma página somente para o curso de Relações Internacionais com algumas perguntinhas que podem te ajudar a entender o que é ser um Internacionalista.

O que é Relações Internacionais?

O estudo das Relações Internacionais tem como foco o sistema de relações políticas, econômicas e sociais entre países, entendo o reflexo de suas ações do Sistema Internacional e como isso afeta o mundo como um todo.

Como R.I. tornou-se um campo de estudo e disciplina?

O estudo das Relações Internacionais deu-se início após o fim da 1ª Guerra Mundial. Contudo, ainda de forma bem superficial. O primeiro teórico a pensar em relações internacionais foi Vladimir Lênin, a partir de uma visão marxista.

O estudo e o surgimento de teorias só ganharam força durante o fim da 2ª Guerra Munial e a Guerra Fria, quando se viu a necessidade de entender as ações dos Estados e como ela poderiam ser vantajosas ou não para si próprio, além de tentar evitar uma 3ª Guerra, visto que, durante a Guerra Fria, iniciaram o uso de mísseis de destruição em massa, então uma destruição em larga escala era prejudicial não só para as potências, mas para todo mundo.

Dessa forma, iniciou-se os estudos das Relações Internacionais e suas teorias, tendo como um dos primeiro teóricos Edward Carr, Hans Morgenthau e Kenneth Waltz.

Por que estudar Relações Internacionais?

Agora que sabemos da origem do curso, vamos tratar do porquê estudar R.I.

Primeiro devemos lembrar que o profissional em Relações Internacionais contribui para que diferentes países possam se relacionar de maneira construtiva. O motivo dessa relação pode ser comercial, político, econômico, para estabelecer acordos bilaterais ou multilaterais, entre outros.

Trabalhando em agências governamentais, ele atua no planejamento de ações econômicas, políticas, sociais, culturais e comerciais dos governos, sejam federais, estaduais ou municipais. Esse profissional também pode trabalhar como analista internacional, coletando dados e elaborando relatórios sobre a situação internacional para órgãos governamentais, ONGs ou empresas privadas

Também pode contribuir com programas de cooperação entre nações. 

Como é mercado de trabalho para R.I.? 

Os órgãos governamentais são os setores da economia que mais contratam o profissional de Relações Internacionais. Até mesmo as prefeituras contam com essa mão de obra para promover suas cidades e criar alianças com outros municípios e governos, com o objetivo de aumentar suas exportações, melhorar gastos com importações e fomentar apoios turísticos para suas cidades. 

Empresas multinacionais também contratam profissionais de Relações Internacionais para apoiar negociações com empresas e empresários de diferentes nações e culturas. As organizações que mais contratam esse profissional são bancos, câmaras de comércio e associações internacionais. 

O mercado de trabalho para que faz Relações Internacionais apresenta ótimas oportunidades de emprego. Os maiores centros de contratação estão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, mas as demais capitais do país também necessitam desse profissional. O profissional em Relações Internacionais também pode atuar no exterior trabalhando em embaixadas, consulados e ONGs com bases fora do país.

Quer saber mais informações? Trouxemos para vocês um vídeo do canal "Curso ENEM Gratuito" que aborda ainda mais a área de Relações Internacionais.

Fonte de Apoio: Guia de Carreiras