Desde 1975, no dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi definida desde 1910, mas ratificada pela ONU apenas sessenta e cinco anos depois. 

Há muitas divergências quanto a verdadeira origem da data. A mais famosa é que, no dia 8 de março de 1857 houve um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York que matou cerca de 130 tecelãs, que, no dia, protestavam por melhores condições de trabalho. No entanto, não há nenhum indício de que este incêndio tenha realmente acontecido, sendo considerado muito mais como um mito do Dia da Mulher. 

O que poderia explicar a associação da data a essa história, seria a série de incêndios à fábricas que ocorreram no início do século XX, onde várias operárias morreram. O evento mais conhecido é o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que aconteceu em 25 de março de 1911, que matou 125 mulheres e 21 homens. Segundo a historiadora espanhola Ana Isabel Álvares Gonzales, o incêndio da Triangle foi muito significativo para o movimento operário norte-americano e para o movimento feminista, mas não foi especificamente ele que resultou na origem da data.

A origem real da comemoração, foi entre o fim do século XIX e o início do século XX, durante as conferências de mulheres socialistas, em Copenhagen, onde foi sugerida uma comemoração anual do dia da mulher, sem definir uma data específica, e a partir de 1913, passou-se a se comemorar com manifestações no último domingo de fevereiro ou nos primeiros dias de março, a depender do país em que se estava comemorando. Em 8 de março de 1917, na Rússia Imperial, várias mulheres se uniram numa passeata contra a deterioração das condições de vida do país, como desemprego e fome. Outros setores da sociedade acabaram se juntando ao protesto, que perdurou por dias, até culminar na Revolução Russa, que derrubou o governo czarista vigente e instituiu a União Soviética. A partir daí, a data foi instituída como o Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.

Nos Estados Unidos, a primeira comemoração do Dia das Mulheres ocorreu em 28 de fevereiro de 1909, em memória da greve de operárias da indústria vestuária que aconteceu em Nova York, em 1908.

Um ano após a reunião que instituiu a comemoração do dia da mulher, uma passeata que contava com mais de um milhão de mulheres e homens foi realizada na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suiça, onde os manifestantes exigiam o direto ao voto, trabalho, educação e contra a discriminação no local de trabalho.

Dessa forma, o Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data para se dar flores às mulheres e agradecer por sua existência, mas para se recordar de todo o peso social e político que a acompanha. O Dia da Mulher é uma data para manifestar em favor de seus direitos, lembrar que somos muito mais que apenas mulheres: somos revolucionárias.

Produzido por: Nathiele Amparo